Triatlhon Giuflávio Giuseppe Ferraz

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Quer encarar um triathlon?

Eu, Giuflávio Ferraz já passei e passo por muita coisa por conta desse esporte, treino em horários onde muitos estão na melhor hora do sono, enfim, já passei mal-bocados mas aprendi a amar e faço com muito cuidado para não quebrar e com sabedoria vou aumentando a intensidade dos meus treinos a cada dia. Alimentação certa, Pilates e uma força de vontade descomunal, mas vou para o Ironman de 2013.




Treinar para um triathlon pode parecer demais ou "coisa de maluco" para alguém novo ao esporte. Você tem três modalidades esportivas para treinar - muitos tem facilidade em apenas uma delas - e ainda há a questão do tempo e hora para treinar tudo isso.

Encontrar um programa adequado e um bom treinador é a melhor maneira para começar seu programa de treinamento.

Descrevo, logo abaixo, alguns pontos importantes a serem seguidos por um iniciante ou novato em triathlon para que inicie seu treinamento:

1) Supervisão/Monitoramento: Como você pode não estar familiarizado com uma ou mais das 3 modalidades esportivas envolvidas, é importante ter um treinador lhe auxiliando. Ele poderá não apenas melhorar sua técnica como também sua performance. Motivação para aguentar a rotina e monitoramento dos resultados com feedback são outras vantagens.

2) Programa de Treinamento: Uma planilha de treinamento lhe permitirá visualizar seus objetivos, manter um planejamento e organizar seus treinos/horários de forma a interferir o mánimo possível em sua rotina diária. Um programa padrão possui diferentes níveis de esforço de forma a lhe permitir escolher o que melhor se adequa ao se perfil.

3) Flexibilidade: Família, trabalho e compromissos inadiáveis fazem parte de nossa vida e rotina, logo, o programa que você escolher deve permitir ajustes/remanejamentos que não alterem muito sua vida e também os objetivos estabelecidos.

4) Clinica: Seu programa de treinamento deve ser completo envolvendo não apenas as atividades físicas, como também: nutrição e equipamentos (desde bicicleta, vestuário e tênis de corrida). Toda esta informação lhe permitirá ter uma visão clara e abrangente das variáveis envolvidas durante uma prova, portanto, melhorarão os resultados.

5) Locais para Treinamento: Ter uma boa piscina para a natação e um local com boa pavimentação e seguro para a pratica da corrida e do ciclismo também são fundamentais no triathlon. Um bom programa de treinamento deve conter mais de um local de treinamento para evitar o desgaste emocional e a rotina.

6) Equipe: Se treinar uma modalidade esportiva já é difícil, imagine 3, e ainda sozinho. Isto mostra a import?ncia de se incluir em seu planejamento treinos em equipe e/ou grupos de mesmo n?vel para aumentar a motivação e trocar experiências. É verdade que adequar os horário de diferentes pessoas é tarefa difícil, mas tente fazer isso pelo menos uma vez por semana . . . no Sábado, por exemplo.

Treinar para seu primeiro triathlon não tem que ser uma experiência desagradável ou chata.

Se feito corretamente - observando algumas das dicas descritas acima, garanto que vai ser a melhor época de sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário